terça-feira, 19 de outubro de 2010

Reflexão ... ... Fenômenos ... ... Aferição


No texto  Metade da Vida  que postei no link aí ao lado, foi feita esta declaração:

“O dois é o menor divisor natural ...”

E termina assim: “Isso é Lógica Espacial.”
Alguém em precipitação só lê e pode rápido dizer: “Quê isso!? O menor divisor natural é o um”.
Muita gente vive a dizer: “O que é verdade?”
Este texto tem a ver com isso (também).

-- :: Verdade é o suporte do discernimento adquirido ao comparar fenômenos (importâncias) quaisquer aferido(a)s :: --

É o que vamos ver (e que abrange esta definição acima):

O divisor um é uma convenção didática - (Calçada numa operação inversa da multiplicação).

Nós podemos ver, no entanto que, a rigor mesmo, não se “divide” por um. Pegue um cortador e passe sobre um pão, ao prezar o divisor um, você não operou, não cortou, não o separou. O fenômeno de divisão só ocorre se você separar. E, importante, separar por iguais. Não basta separar como quiser; se os cortes implicarem variados tamanhos, você só está cortando; não está ‘dividindo’. Ou ainda, se o separar implicar diferença categórica, ou seja, você entrar a prezar os componentes que fazem o pão, aí você está conceitualmente subtraindo. ( Tá aí um primor do suporte primacial da Matemática, que você viu )
Quando sabemos informações com este apuro de comparação, dizemos que temos consciência, e estamos pautados por verdade.
A Lógica Espacial tem rigor, mas também essa leveza pra um estudante entender; é um campo/um exercício acurado de Reflexão. Não se atém a certo e errado, mas ao possível e ao improvável.
Lá no texto (do link sublinhado) descreve-se como desenhar uma ilustração exemplificativa em que se usa o divisor dois, para representar a vida e a duração dela.
Quando pensei na figura, a noção da mesma deu-se porque estava a pensar no comer, e que o comer modificava coisas, e eu me modificava, como você se modifica (porque quando comemos transferimos energia, para haver nossa subsistência). 
Como proceder o balanço disso é uma Arte, e tem a ver com a arte do Viver.
Nós temos hoje condições de nos manter muito bem até à última continha do nosso tanto de vida; se pretendemos construir saudavelmente nossa Sociedade podemos aprender com as operações espaciais um pouco sobre Equanimidade, e aí só vamos aproveitar muito gostosamente a vida.

(Quem fizer as figuras movimentando gradativamente as pintinhas dum lado e do outro das metades, e postar no Youtube, lembre de registrar que o roteiro conceitual foi uma dica que está no livro Número_Primo--Arte & Natureza)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caprichem:

Seguidores